Telefone: (15) 3202-5871 | E-mail: contato@agapeterapia.com.br

Santa-Gema-Galgani-8

SANTA GEMMA GALGANI

Patrona do Projeto Geração Pura e grande intercessora pelas vocações da Comunidade

 Atrás de uma aparência normal se esconde uma Santa extraordinária. Uma mística em contínuo e afetuoso diálogo com Jesus. Uma contemplativa que reza com a simplicidade de uma moça e a profundidade de um teólogo. Supera as mais terríveis dificuldades deixando-se guiar pelo seu Anjo da Guarda. Desde moça mantém a alma cândida com a firme intenção de uma vida imaculada.

Gemma nasce em Borgonuovo de Casigliano (Lucca) no dia 12 de Março de 1878. Enquanto recebe a Crisma na Igreja de S. Miguel em Foro, Jesus lhe pede o sacrifício da mãe. Aos 18 anos se opera ao pé sem anestesia e no dia de Natal do mesmo ano, faz o voto de castidade. Gemma fica órfã cedo, quase abandonada na maior miséria.

Já com 20 anos, Gemma não aceita uma proposta de casamento, por ser «toda de Jesus». Durante este ano fica curada milagrosamente de problemas na espinha e iniciam as experiências místicas. Todos a chama em sua cidade, «a mocinha da graça». Fala com o seu Anjo da Guarda e lhe dá também encargos delicados, como aquele de entregar em Roma a correspondência ao seu diretor espiritual. «A carta, apenas terminada, a dou ao Anjo, ela escreve. “Está aqui perto de mim e a espera”. E as cartas, misteriosamente, chegavam a destinação sem passar através do Correio do Reino.

Em junho de 1899, Cristo lhe dá o dom dos estigmas. No mesmo ano, durante a missão em S. Martino, Gemma conhece os padres Passionistas que a introduzem na casa Giannini. Acolhida como uma filha nesta casa devota e rica conduz uma vida retirada entre casa e Igreja. Mas as manifestações da sua santidade superam os muros da casa patrícia. Faz conversões, prediz acontecimentos futuros, cai em êxtase. Na oração sua sangue; no seu corpo, além dos sinais dos pregos, aparecem as chagas da flagelação. Aqui conhece Padre Germano que dirigirá as suas confidências.

Logo se vem, a saber, que as suas luvas pretas e a sua veste escura e estreita escondem os sigilos da Paixão. Estes estigmas se abrem, dolorosas e sanguinantes, toda semana, na véspera das sextas-feiras. Diante dela os cientistas não conseguem esconder o embaraço. Até alguns diretores espirituais não sabem como justificar a extraordinária moça: suspeitam de mistificação, falam de histerismo ou de sugestão, pedem provas, exigem obediência.

Somente ela, Gemma Galgani, no meio das dores físicas e às provas morais, não diz nada, ou melhor, diz sempre sim. Não pede nada, ou melhor, pede a Jesus para si, mais dores e para os outros pede a conversão e a salvação.

No ano de 1901, com 23 anos, Gemma escreve por ordem de Padre Germano, a Autobiografia, “O caderno dos meus pecados”. No ano seguinte se oferece vítima ao Senhor para a salvação dos pecadores. Jesus a pede de fundar um mosteiro de clausura passionista em Lucca. Gemma responde com entusiasmo. No mês de setembro do mesmo ano adoece gravemente. A sua vida é marcada profundamente pela dor.

Começa o período mais escuro da sua vida. As conseqüências do pecado caem pesadamente sobre o seu corpo e sua alma. No ano de 1903, era um Sábado Santo, Gemma Galgani morre aos 25 anos, devorada do mal, mas pedindo até o último momento ainda mais dor. O Sumo Pontífice Pio X assina no ano 1903, o Decreto de fundação do Mosteiro Passionista em Lucca.

Em 1905 as irmãs passionistas de clausura iniciam a sua presença em Lucca, realizando o antigo desejo que Jesus tinha feito a Gemma.

Padre Germano, diretor espiritual de Gemma, escreve em 1907 a primeira biografia. Iniciam os processos canônicos para o reconhecimento da sua santidade. No ano 1933 Pio XI inclui Gemma Galgani entre os Beatos da Igreja.

Será Pio XII, no ano 1940 a elevar Gemma Galgani à gloria dos Santos e indicá-la modelo da Igreja universal pelas das virtudes cristãs., a grande mística do Século XX.

PEDINDO INTERCESSÃO DE SANTA GEMMA

Querida Santa Gemma, por amor a Jesus crucificado fostes feita sua esposa e formastes com Ele um só sentimento na paixão e no amor pela humanidade. Ensinai-nos a amar a Jesus sobre todas as coisas e a desejar a salvação dos pecadores, para que a redenção consumada por nós na Cruz não seja vã.

Intercedei para que sejamos conformes à imagem de Jesus: verdadeiros, belos e bons e assim possamos dar alegria ao nosso Pai, no Espírito. Ajudai-nos a sermos fiéis ao nosso Batismo nos momentos de dificuldade e nos de alegria, sempre unidos à Santa Igreja. Concedei-nos a graça de nos enamorarmos por Jesus, hoje e para sempre. Amém!

 

NOVENA A SANTA GEMMA GALGANI  – 02 a 10 de Abril

 – Oração preparatória para todos os dias:

Senhor meu Jesus Cristo, que dissestes: pedi e recebereis; buscai e encontrareis; chamai e vos abrirá. Caio a vossos pés implorando a graça que ardentemente precisa meu coração. Mas reconhecendo minha indignidade, ponho por Intercessora em meu favor a vossa fidelíssima serva Santa Gema, dedicando em sua honra e para glória vossa esta novena. Assim seja!  (Rezar aqui o pedido de cada dia)                     

 – Oração inicial para todos os dias:

Ó! Senhor Deus, humildemente me prostro diante de Vossa infinita majestade, Vos adoro e dedico-vos as devotas orações que apresento a Vós, como um ato de devoção a sua serva, Santa Gemma Galgani, a  cuja intercessão estou agora implorando.

– Após cada Meditação: Ó Deus, que moldastes a Vossa serva Santa Gemma em grande semelhança a Vosso Filho Crucificado, concedei-me, por sua intercessão os favores que humildemente peço, e através da Paixão, Morte e Ressurreição de Vosso Filho, que eu possa estar unido com o Senhor por toda a eternidade. Peço-Vos por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém

– 1° DIA  – Desejo pela santidade (Oração inicial)

Virgem mais compassiva, Santa Gemma, durante a vossa curta vida na terra, destes o exemplo mais belo de inocência angelical e amor seráfico, e vossa vida foi um ardente desejo de perfeição cristã e fostes achada digna de ter em vossa carne as marcas da Paixão de Nosso Senhor. Tende piedade de mim, que sou tão necessitado da Misericórdia de Deus, e obtenha-me através de vossos méritos e intercessão, a graça especial de acender em minha alma um vivo desejo de santidade.

– 2° DIA  – Renúncia de si mesmo (Oração inicial )

Esposa digna do Cordeiro de Deus e fiel virgem Santa Gemma, que preservastes a inocência e esplendor da virgindade, dando ao mundo um exemplo brilhante de pureza e as virtudes mais sublimes, perfeitíssimo exemplo de desprendimento, que passastes pelo mundo sem apegar-vos a nenhuma de suas vaidades. Tende compaixão de minha vida absorvida pela matéria, alcance-me do Senhor a perfeita renúncia e negação de mim mesmo.

 

– 3° DIA – O desejo ardente de amar (Oração inicial )

Ó amorosa virgem Santa Gemma pelo vosso ardente amor a Jesus, que sofreu imensamente para a conversão dos pecadores como vítima pelo pecado, e por este mesmo amor a Ele vós amastes intensamente os outros. Alcançai-me uma faísca do fogo que abrasou vosso coração, para que eu viva também inflamado no amor a Jesus Cristo e aos irmãos.

 – 4° Dia – O egoísmo e o desejo da caridade (Oração inicial )

Bendita Santa Gemma, vós que, pela vontade de Deus sofrestes a perda de seus pais em uma idade jovem, e que também sofreu dores incontáveis ​​em corpo e espírito, ensinai-me a me sacrificar e sofrer por amor a Deus, que eu também possa expiar os meus pecados aqui na terra, e, assim, tornar-me mais digno do tesouro infinito de estar unido com Deus no céu. Anjo de caridade, que cruzastes por este mundo ensinando com vossas obras e imolação heróica pelas almas o verdadeiro amor ao próximo, tende compaixão de meu egoísmo e alcançai-me a verdadeira caridade.

 – 5° Dia – O orgulho e desejo de humildade (Oração inicial )

Ó gloriosa Santa Gemma, por anos muito desejáveis entrar na vida consagrada religiosa, mas Deus quis de outra forma, dizendo depois de muitos anos que não era esta Sua vontade, e, assim, causando-vos decepção tão grande. No entanto, você aceitastes este grande sacrifício e sempre resignada à vontade de Deus. Ensinai-me, então, querida Santa Gemma, a aceitar os sacrifícios e sofrimentos que Deus permite em minha vida, especialmente aqueles que são muito contra minha própria vontade e desejos. Violeta perfumada, que em vossa profundíssima humildade quiseste chamar-te “a pobre Gemma”, compadecei-vos de meu orgulho e alcançai-me a verdadeira humildade. Amém.

 – 6° Dia – O desejo de obediência a Deus (Oração inicial )

Bem amada de Cristo Santa Gemma, cujo coração estava todo em chamas para receber o amor de Deus, ensinai-me a amar a Deus com todo o meu coração, mente e alma, e fervorosamente colocar Deus acima de todas as coisas, para que “onde esteja o meu tesouro, aí também esteja o meu coração. “(Mt 6:21). Gloriosa escrava da obediência, que tanto apreciastes como negar vossa vontade para seguir as inspirações do céu, alcance-me vencer a rebeldia de minha perversa vontade. Amém.

 – 7° Dia – A vitória sobre os desejos a carne (Oração inicial )

Ó Santa da Paixão de Jesus, Santa Gemma, como uma alma vítima sempre estáveis implorando pela salvação dos pecadores. Obtende para mim, eu vos imploro a conversão e salvação de minha alma.  Lírio Imaculado de pureza, que cruzastes pelo lodaçal deste mundo sem receber o menor pingo da luxúria. Ajudai-me a vencer meus apetites da carne e não me negueis o auxílio de vossa proteção, pois contemplais os perigos que me rodeiam, defendei-me com vossa intercessão e alcançai-me o triunfo nas tentações. Amém

 – 8° Dia – A mortificação e reparação dos pecados (Oração inicial)

Ó mais fervorosa Santa Gemma, tantas vezes derramastes lágrimas incontáveis ​​sobre os seus pecados, e buscastes constantemente fazer penitência e reparação por eles. Eu, que sou tão inclinado a cuidar de mim mesmo, buscando sempre satisfazer os meus sentidos e me desculpar de todas as penitências, ajudai-me a reconhecer os sofrimentos infinitos que Jesus suportou por meus pecados, e todas as dores que lhe causei, e com a Paixão de Jesus em mente, obtende para mim uma grande tristeza e vontade de nunca cometer tais pecados novamente. Esclarecida advogada, que cifrastes vossa vida em imolar-vos em sacrifício e mortificação, compadecei-vos da repugnância que experimento em mortificar-me e alcançai-me do Senhor tão necessária virtude. Amém.

 – 9° Dia – A confiança e luta pela salvação (Oração inicial )

Ó mais amável Santa Gemma, pomba, que ferida pelo amor divino dirigistes vosso vôo até as alturas, livrando-vos dos perigos que cercavam vossa virtude. Peço que sejais minha amiga especial, hoje e sempre. Ajudai-me em minhas necessidades diárias, materiais e espirituais e ensinai-me a conhecer, amar e servir ao Senhor nosso Deus com todo o coração. Acompanhai-me, juntamente com o meu Anjo da Guarda, em todos os meus caminhos e guiai-me amorosamente para o céu. Ajudai-me na hora de minha morte, juntamente com Jesus, Maria e José, e pleiteai a minha causa diante de Deus, e confiando na Sua grande misericórdia e da Paixão de Jesus Esposo vosso, obtenha para mim a salvação de minha alma. Amém.

 – Oração Final para todos os dias: (Oração escrita por Santa Gemma Galgani)

“Aqui me tens prostrada em vossos pés Santíssimos, meu querido Jesus, para manifestar-vos a cada instante meu reconhecimento e gratidão por tantos e tão contínuos favores como me haveis dado e que todavia sempre quereis me conceder.

Quantas vezes os tenho invocado, oh, Jesus!  Sempre me haveis deixado satisfeita; tenho recorrido a Vós e sempre me haveis consolado.

Como poderei expressar meus sentimentos, amado Jesus? Dou-Vos graças, mas outra graça quero de Vós. Ó Deus meu! Se é de vosso agrado…

(Aqui se manifesta a graça que se deseja conseguir).

Se não fosseis Todo-Poderoso não vos faria esta súplica. ÓJesus, tende piedade de mim.

Porém, faça-se em tudo vossa Santíssima vontade. “

Três Pai Nossos. Três Ave Marias. Glória.

Rogai por nós, Santa Gemma, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

=  Patrona do Projeto Geração Pura e grande intercessora pelas vocações da Comunidade

Atrás de uma aparência normal se esconde uma Santa extraordinária. Uma mística em contínuo e afetuoso diálogo com Jesus. Uma contemplativa que reza com a simplicidade de uma moça e a profundidade de um teólogo. Supera as mais terríveis dificuldades deixando-se guiar pelo seu Anjo da Guarda. Desde moça mantém a alma cândida com a firme intenção de uma vida imaculada.
Gemma nasce em Borgonuovo de Casigliano (Lucca) no dia 12 de Março de 1878. Enquanto recebe a Crisma na Igreja de S. Miguel em Foro, Jesus lhe pede o sacrifício da mãe. Aos 18 anos se opera ao pé sem anestesia e no dia de Natal do mesmo ano, faz o voto de castidade. Gemma fica órfã cedo, quase abandonada na maior miséria.
Já com 20 anos, Gemma não aceita uma proposta de casamento, por ser «toda de Jesus». Durante este ano fica curada milagrosamente de problemas na espinha e iniciam as experiências místicas. Todos a chama em sua cidade, «a mocinha da graça». Fala com o seu Anjo da Guarda e lhe dá também encargos delicados, como aquele de entregar em Roma a correspondência ao seu diretor espiritual. «A carta, apenas terminada, a dou ao Anjo, ela escreve. “Está aqui perto de mim e a espera”. E as cartas, misteriosamente, chegavam a destinação sem passar através do Correio do Reino.
Em junho de 1899, Cristo lhe dá o dom dos estigmas. No mesmo ano, durante a missão em S. Martino, Gemma conhece os padres Passionistas que a introduzem na casa Giannini. Acolhida como uma filha nesta casa devota e rica conduz uma vida retirada entre casa e Igreja. Mas as manifestações da sua santidade superam os muros da casa patrícia. Faz conversões, prediz acontecimentos futuros, cai em êxtase. Na oração sua sangue; no seu corpo, além dos sinais dos pregos, aparecem as chagas da flagelação. Aqui conhece Padre Germano que dirigirá as suas confidências.
Logo se vem, a saber, que as suas luvas pretas e a sua veste escura e estreita escondem os sigilos da Paixão. Estes estigmas se abrem, dolorosas e sanguinantes, toda semana, na véspera das sextas-feiras. Diante dela os cientistas não conseguem esconder o embaraço. Até alguns diretores espirituais não sabem como justificar a extraordinária moça: suspeitam de mistificação, falam de histerismo ou de sugestão, pedem provas, exigem obediência.
Somente ela, Gemma Galgani, no meio das dores físicas e às provas morais, não diz nada, ou melhor, diz sempre sim. Não pede nada, ou melhor, pede a Jesus para si, mais dores e para os outros pede a conversão e a salvação.
No ano de 1901, com 23 anos, Gemma escreve por ordem de Padre Germano, a Autobiografia, “O caderno dos meus pecados”. No ano seguinte se oferece vítima ao Senhor para a salvação dos pecadores. Jesus a pede de fundar um mosteiro de clausura passionista em Lucca. Gemma responde com entusiasmo. No mês de setembro do mesmo ano adoece gravemente. A sua vida é marcada profundamente pela dor.
Começa o período mais escuro da sua vida. As conseqüências do pecado caem pesadamente sobre o seu corpo e sua alma. No ano de 1903, era um Sábado Santo, Gemma Galgani morre aos 25 anos, devorada do mal, mas pedindo até o último momento ainda mais dor. O Sumo Pontífice Pio X assina no ano 1903, o Decreto de fundação do Mosteiro Passionista em Lucca.
Em 1905 as irmãs passionistas de clausura iniciam a sua presença em Lucca, realizando o antigo desejo que Jesus tinha feito a Gemma.
Padre Germano, diretor espiritual de Gemma, escreve em 1907 a primeira biografia. Iniciam os processos canônicos para o reconhecimento da sua santidade. No ano 1933 Pio XI inclui Gemma Galgani entre os Beatos da Igreja.
Será Pio XII, no ano 1940 a elevar Gemma Galgani à gloria dos Santos e indicá-la modelo da Igreja universal pelas das virtudes cristãs., a grande mística do Século XX.