EXPLICAÇÃO
A nós, da Comunidade Dois Corações, cuja espiritualidade está centrada na devoção ao Coração Unido de Jesus e Maria, foi confiada a graça de participar da missão de restituir o amor e o culto a Ele. Por meio da Campanha de Entronização do Quadro nas Casas, buscamos estabelecer nas famílias cristãs católicas o Seu Reinado, e um meio de estarmos verdadeiramente comprometidos com a construção de uma nova sociedade, através do resgate da Família, como célula social que é.
Pela Entronização, a Família e seus membros acolhem como centro de suas vidas a Pessoa de Nosso Senhor, os Seus interesses, e assumem, pela devoção ao seu Imaculado Coração, a Maria, Senhora do Calvário, como Mãe e modelo. Por essa Consagração, permitem que o Sagrado Coração Unido de Jesus e Maria tomem, a partir de então – sob seus cuidados e proteção -, os projetos e interesses desta família que a Ele se consagra.
-De que modo a Entronização?
A Entronização começa com uma cerimônia simples, porém bela e tocante. Em casa, na presença do sacerdote ou de um membro da Comunidade Dois Corações – que preside à cerimônia -, a família reconhece pública e solenemente que Cristo é o Rei e o Amável Senhor do seu Lar, acolhendo Maria Santíssima, sua Mãe e Mestra, como sua maior intercessora. Para tanto, o chefe de família instala solenemente o quadro do Sagrado Coração Unido de Jesus e Maria em lugar de honra na principal divisão da casa, como num trono – daí o nome “Entronização”. Após este solene reconhecimento dos direitos soberanos do amor do Coração de Jesus unido ao amor da Virgem Maria sobre toda a família, todos os seus membros se consagram a Ele. Comprometem-se, portanto, a viver como se o Sagrado Coração de Jesus e Maria ali habitasse com eles, efetivamente, do mesmo modo que em Nazaré – tratando-OS com amor e respeito.
Sempre que possível, na manhã desse dia, os membros da família que assim o puderem, não deixem de oferecer o Santo Sacrifício da Missa pelo Reinado do Sagrado Coração Unido de Jesus e Maria no seu Lar, e como ato de amor e Reparação ao Coração Sacratíssimo do nosso Salvador e ao Imaculado Coração de Maria.
Por baixo do lugar de honra escolhido onde se colocará o quadro, prepara-se o “trono” ou o “altar” reservado ao Coração Unido: uma mesa (ou uma simples prateleira) coberta com um paninho branco, bordado, e enfeitado com a beleza de flores e velas. Antes da cerimônia da Entronização, coloque-se perto do “trono” uma mesinha com água benta e o quadro a ser entronizado.
Convidem parentes e amigos para a cerimônia – começará assim a ser um “apóstolo do Sagrado Coração Unido”. Sendo possível, faça uma festa de família depois da cerimônia, tendo um mimo especial para as crianças que, evidentemente, devem estar presentes à Entronização, mesmo as mais pequeninas. Façam deste dia um dos acontecimentos mais importantes da vida familiar – algo que mereça ser relembrado. Quanto maior importância se der à solenidade, melhor.
– É só isto a Entronização?
Não, não é. A cerimônia é apenas o começo de uma nova vida: uma vida de Amor, de Obediência amorosa a todos os mandamentos de Cristo e da Igreja; uma vida de Oração, em especial de Oração em Família diante do Coração Entronizado, das orações da noite e do Terço em Família; uma vida eucarística, de Missa e Comunhão diárias ou, pelo menos, freqüentes, unindo assim o santuário da Igreja ao santuário do Lar; finalmente, uma vida de penitência cristã, exercida especialmente pela recusa em deixar entrar idéias e costumes pagãos que, lentamente, vão destruindo o lar cristão, e pela reparação que é feita face aos terríveis crimes do divórcio, do controle da natalidade fora das orientações da Igreja, e da sensualidade desregrada.
Nota: Não há maneira mais apropriada de um jovem casal começar a sua nova vida em comum do que com a Entronização do Sagrado Coração Unido de Jesus e Maria no seu novo lar.
Preparar a Entronização
Para a cerimônia da Entronização deve-se escolher um dia de especial significado para a família – o aniversário de casamento, por exemplo –, uma festa litúrgica apropriada, ou um dia em que o sacerdote possa estar presente, quando possível.
Quanto melhor e mais seriamente for preparada a Entronização, maiores serão as bênçãos que dela advirão sobre a Família.
A preparação pode prolongar-se por três dias (um Tríduo) ou por nove dias (uma Novena), e poderá consistir na recitação da Ladainha do Sagrado Coração Unido de Jesus e Maria e na Oração de Consagração.
Glórias ao Sagrado Coração Unido de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria! A Consagração que agora fazemos é um sinal da vossa misericórdia para com a Comunidade Dois Corações e para com nossa Família, que foi escolhida por Vós para dar aos homens o testemunho da nossa devoção e do nosso amor, e para ser um santuário de reparação contra os males do mundo.
É com muita alegria que aceitamos a honra de vos ter em nosso Lar. Nós vos agradecemos felizes porque quereis tomar parte em nossas alegrias e tristezas, em nossas fadigas e dificuldades. Não somos dignos de que entreis em nossa humilde morada. Vossa Palavra, porém, revelou a bondade do Vosso Coração:
– “Vinde a mim vós todos que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mt 11,28).
– “Quem beber da água que eu darei jamais terá sede” (Jo 4,14).
Nossas almas têm sede de vós e acham em vós a fonte da vida eterna. Por isso, contritos e confiantes vamos nos entregar a Vós com a esperança de receber de vossas abundantes graças a cada dia.
Ficai conosco, pois queremos amar-Vos muito e fazer com que todos os homens Vos amem. Vosso Sagrado Coração Unido é uma fornalha ardente que há de abrasar o mundo para regenerá-lo. Que o nosso Lar, seja para Vós uma nova Nazaré, onde vos amamos com profundo amor, ó Jesus e Maria!
Não permitais que sejamos envolvidos pelos erros e enganos do mundo. Ó Jesus, fazei-nos compreender também as palavras que dissestes a Zaqueu: “É preciso que, desde hoje, me deis hospedagem em vossa casa” (Lc 19,5).
Estabelecei aqui a Vossa ‘casa de repouso’. Queremos viver no Vosso amor e na Vossa companhia. Nós Vos proclamamos o nosso Rei e Senhor e à Senhora nossa Mãe e Rainha. Vivam sempre amados, benditos e glorificados neste Lar que agora e sempre Vos pertence, ó Sagrado Coração de Jesus e de Maria. Amém!