BEATOS FRANCISCO E JACINTA
– Os pastorinhos de Fátima
Intercessores de nossas Casas Lar e de nossas crianças acolhidas
No ano de 1908, nasceu Francisco Marto. Em 1910, Jacinta Marto.
Filhos de Olímpia de Jesus e Manuel Marto. Eles pertenciam a uma grande família; e eram os mais novos de nove irmãos.
A partir da primavera de 1916, a vida dos jovens santos portugueses sofreria uma grande transformação: as diversas aparições do Anjo de Portugal (o Anjo da Paz) na “Loca do Cabeço” e, depois, na “Cova da Iria”.
A partir de 13 de maio de 1917, Nossa Senhora apareceria por 6 vezes a eles.
O mistério da Santíssima Trindade, a Adoração ao Santíssimo Sacramento, a intercessão, o coração de Jesus e de Maria, a conversão, a penitência… Tudo isso e muito mais foi revelado a eles pelo Anjo e também por Nossa Senhora, a Virgem do Rosário.
Na segunda aparição, no mês de junho, Lúcia (prima de Jacinta e Francisco) fez um pedido a Virgem do Rosário: que ela levasse os três para o Céu. Nossa Senhora respondeu-lhe: “Sim, mas Jacinta e Francisco, eu os levarei em breve”.
Os bem-aventurados vivenciaram e comunicaram a mensagem de Fátima. Esse fato não demorou muito. Em 4 de abril de 1919, Francisco, atingido pela grave gripe espanhola, foi uma das primeiras vítimas em Aljustrel. Suas últimas palavras foram: “Sofro para consolar Nosso Senhor. Daqui, vou para o céu”.
Jacinta Marto, modelo de amor que acolhe, acolheu a dor na grave enfermidade, tendo até mesmo que fazer uma cirurgia sem anestesia. Tudo aceitou e ofereceu, como Nossa Senhora havia lhe ensinado, por amor a Jesus, pela conversão dos pecadores e em reparação aos ultrajes cometidos contra o coração imaculado da Virgem Maria. Por conta da mesma enfermidade que atingira Francisco, em 20 de fevereiro de 1920, ela partiu para a Glória.
No dia 13 de maio do ano 2000, o Papa João Paulo II esteve em Fátima, e do ‘Altar do Mundo’ beatificou Francisco e Jacinta, os mais jovens beatos cristãos não-mártires.
“A Virgem Maria e Deus estão infinitamente tristes. Cabe-nos a nós consolá-los.” Francisco Marto
“Oxalá que pudesse pôr no coração de toda gente o fogo que tenho no meu coração que me faz amar tanto o Coração de Maria!” Jacinta Marto
“Olha, sabes? Nosso Senhor está triste porque Nossa Senhora disse-nos para não o ofenderem mais, que já estava muito ofendido e ninguém fez caso; continuam a fazer os mesmos pecados!”
“Já me falta pouco para ir para o Céu. Tu ficas cá para dizeres que Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria. Quando for para dizeres isso, não te escondas, dize a toda a gente que Deus nos concede as graças por meio do Coração Imaculado de Maria, que lhas peçam a Ela, que o Coração de Jesus quer que, a seu lado, se venere o Coração Imaculado de Maria. Que peçam a paz ao Imaculado Coração de Maria, que Deus lha entregou a Ela. Se eu pudesse meter no coração de toda a gente o lume que tenho cá dentro no peito a queimar-me e a fazer-me gostar tanto do Coração de Jesus e do Coração de Maria!” Jacinta confidencia a Lúcia pouco antes de morrer
NOVENA DOS BEATOS – 11 a 19 de Fevereiro
– “Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam”.
– “Graças Vos dou, Coração Unido de Jesus e Maria, que atendeis a minha oração”.
Oração para todos os dias:
Pai Celeste, dou-Vos graças por terdes escolhido Nossa Senhora do Rosário de Fátima para trazer ao mundo a vossa mensagem de paz, de conversão e de oração reparadora pelos pecados de todos os homens; e por terdes concedido aos beatos Francisco e Jacinta uma grande fé, docilidade e fortaleza para a transmitirem com o seu exemplo, apesar das ameaças e dificuldades que sofreram. Concedei-me a graça de difundir a mensagem de Fátima com a minha vida e oração, e por intercessão da vossa Mãe Santíssima e dos bem-aventurados Pastorinhos de Fátima, concedei-me a graça que agora vos peço (mencionar a graça particular). Graça em geral: Pedir a graça de amar o próximo, rezar e receber Jesus na Eucaristia com espírito de reparação.
Oração: Pastorinhos de Fátima, queremos aprender convosco o caminho que nos leva a uma vida de verdadeira união com Jesus. Ensina-nos Jacinta, a amar os outros com todo o nosso coração e a reconhecer neles o amor de Deus e assim orarmos intensamente pela conversão dos pecadores, para que ninguém se perca no caminho da Salvação. Ensina-nos Francisco, o teu enorme amor, fiel e silencioso, por Jesus e faz-nos desejar cada vez mais a sua companhia na oração e nos identificarmos com a dor do seu Coração ferido pela ingratidão dos homens. Pastorinhos de Fátima, pela vossa mão queremos entrar cada vez mais no coração de Maria, nosso refúgio, que nos há de conduzir até Deus. Amém.
PRIMEIRO DIA
Meditação: “Pilatos pronunciou a sentença: que fosse feito o que eles pediam”. (Lc 23,24)
Mensagem de Fátima: “Tomai e bebei o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, horrivelmente ultrajado pelos homens ingratos. Reparai os seus crimes e consolai o vosso Deus”.
SEGUNDO DIA
Meditação: “Jesus cai pela primeira vez”.
Mensagem de Fátima: “Oferecei continuamente ao Senhor orações e sacrifícios, como ato de reparação por tantos pecados com que Jesus Cristo é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores”.
TERCEIRO DIA
Meditação: Jesus, levando a cruz, encontra sua Mãe, cujo Coração é trespassado por uma espada de dor. Os corações de Jesus e de Maria estão unidos numa mesma paixão. Eis os dois corações que tanto nos amam, que tudo entregam e pouco recebem em troca. Corações de Jesus e Maria concedei-me a graça de Vos conhecer, amar e imitar. Tomai o meu coração, para que seja sempre vosso.
Mensagem de Fátima: “Vim pedir a consagração do mundo ao meu Imaculado Coração…e a Comunhão reparadora dos primeiros sábados. Se atenderem aos meus pedidos, os flagelos serão afastados ou mitigados, e por fim o meu Imaculado Coração triunfará”.
QUARTO DIA
Meditação: “Jesus, a caminho do Calvário, é ajudado por um homem de Cirene”. (Mc 15,21)
Mensagem de Fátima: “Aceita por amor os sofrimentos que Nosso Senhor vos quiser enviar”. “Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Jesus é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?” “Queremos!”.
QUINTO DIA
Meditação: “Compadecida, Verônica limpa o rosto de Jesus com um lenço. Jesus a premia imprimindo as suas feições no lenço”.
Mensagem de Fátima: “Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente, e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores”.
“Eu nunca te deixarei. O meu Coração Imaculado será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá a Deus”
SEXTO DIA
Meditação: “Jesus cai pela segunda vez”.
Mensagem de Fátima: “Quando rezardes o Terço, dizei no começo de cada mistério: Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem”.
SÉTIMO DIA
Meditação: “A caminho do Calvário, algumas mulheres choravam por Jesus. Ele disse-lhes que chorassem, não por Ele, mas pelos seus próprios filhos”. (Lc 23,27-28)
Mensagem de Fátima: (Jacinta a Lúcia): “Já me falta pouco para ir para o Céu. Tu ficas cá para dizeres que Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao imaculado Coração de Maria”.
OITAVO DIA
Meditação: “Após três horas de grandes tormentos, Jesus morre na cruz por causa dos pecados”. (Mt 27,49-50)
Mensagem de Fátima: “Tomai e bebei o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, horrivelmente ultrajado pelos homens ingratos”.
NONO DIA
Meditação: “Então, afastou-se uns trinta metros e, de joelhos, começou a rezar: Pai, se queres, afasta de Mim este cálice. Contudo, não se faça a minha vontade, mas a tua!”. (Lc 22,41-42)
Mensagem de Fátima: “Rezem, rezem muito e façam sacrifícios pelos pecadores, pois muitos vão para o inferno porque não há ninguém que se sacrifique e reze por eles.
LADAINHA AOS BEATOS FRANCISCO E JACINTA
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós.
Nossa Senhora das Dores,
Nossa Senhora do Carmo,
Virgem dos Pastorinhos,
Beato Francisco Marto,
Beata Jacinta Marto,
Crianças chamadas por Jesus Cristo,
Crianças chamadas a contemplar a Deus no Céu,
Pequeninos a quem o Pai revela os mistérios do Reino,
Pequeninos privilegiados do Pai,
Louvor perfeito das maravilhas de Deus,
Imagens do abandono filial, como crianças ao colo da mãe,
Vítimas de reparação em benefício do Corpo de Cristo,
Confidentes do Anjo da Paz,
Custódios, como o Anjo da Pátria,
Adoradores com o Anjo da Eucaristia,
Videntes da Mulher revestida com o Sol,
Videntes da Luz que é Deus,
Filhos prediletos da Virgem Mãe,
Ouvidos atentos à solicitude materna da Virgem Maria,
Advogados da Mensagem da Senhora mais brilhante que o Sol,
Arautos da palavra da Mãe de Deus,
Profetas do triunfo do Coração Imaculado de Maria,
Cumpridores dos desígnios do Altíssimo,
Fiéis depositários da Mensagem,
Emissários da Senhora do Rosário,
Missionários dos pedidos de Maria,
Portadores dos apelos do Céu,
Zeladores do Vigário de Cristo,
Confessores da vida heróica na verdade,
Consoladores de Jesus Cristo,
Exemplos da caridade cristã,
Servos dos doentes e dos pobres,
Reparadores das ofensas dos pecadores,
Amigos dos homens junto do trono da Virgem Maria,
Lírios de candura a exalar santidade,
Pérolas brilhantes a resplandecer beatitude,
Serafins de amor aos pés do Senhor,
Oblações a Deus para suportar os sofrimentos em ato de reparação,
Exemplo admirável na partilha com os pobres,
Exemplo incansável no sacrifício pela conversão dos pecadores,
Exemplo de fortaleza nos tempos da adversidade,
Enamorados de Deus em Jesus,
Pastorinhos que nos guiais ao Cordeiro,
Discípulos da escola de Maria,
Interpeladores da humanidade,
Frutos da árvore da santidade,
Dom para a Igreja Universal,
Sinal divino para o Povo de Deus, .
Testemunhas da graça divina,
Estímulo à vivência do batismo,
Experiência da presença amorosa de Deus,
Eloqüentes na intimidade de Deus,
Intercessores junto de Deus pelos pecadores, .
Construtores da Civilização do Amor e da Paz,
Lâmpadas a alumiar a humanidade,
Luzes amigas a iluminar as multidões,
Luzeiros a refulgir no caminho da humanidade,
Chamas ardentes nas horas sombrias e inquietas,
Candeias que Deus acendeu,
Cristo, ouvi-nos.
Cristo, atendei-nos.
Oremos: Deus de infinita bondade, que amais a inocência e exaltais os humildes, concedei, pela intercessão da Imaculada Mãe do vosso Filho, que, à imitação dos bem-aventurados Francisco e Jacinta, Vos sirvamos na simplicidade de coração para podermos entrar no reino dos Céus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém
Pai Nosso. Ave Maria. Glória
Beatos Francisco e Jacinta, rogai por nós que recorremos a vós.
ORAÇÃO PARA PEDIR A CANONIZAÇÃO DOS PASTORINHOS
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo adoro-Vos profundamente e agradeço-Vos as aparições da Santíssima Virgem em Fátima. Pelos méritos infinitos do Santíssimo Coração de Jesus e por intercessão do Coração Imaculado de Maria, peço-vos que, se for para Vossa maior glória e para nosso bem, a canonização pela Igreja dos Bem Aventurados Francisco e Jacinta, concedendo-nos por sua intercessão a graça que Vos pedimos. Amém.
Pai nosso. Ave Maria. Glória.